Terapia da fala é muito mais que a fala…

Evitando as definições formais, podemos dizer que um Terapeuta da Fala pode intervir ao nível da avaliação, intervenção e estudo científico de áreas tão díspares como a linguagem oral e escrita, a fala, a voz, a comunicação não verbal ou a deglutição.

Esta intervenção pode ocorrer desde o recém-nascido ao adulto idoso, sempre com o objectivo comum de optimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição, promovendo assim a participação e qualidade de vida da pessoa.

De todas as preocupações que os pais das crianças nos apresentam, a linguagem é das que mais os aflige! E, por isso mesmo, aqui se demonstram quais as competências linguísticas que acompanham as crianças desde o nascimento até aos 4 anos.

 

Etapas do desenvolvimento da linguagem:

Idade: 1 mês

  • Choro, gritos;
  • Segue as caras e sons.

Idade: 2 meses

  • Palra.

Idade: 4 meses

  • Ri com intenção.

Idade: 6 meses

  • Imita o que ouve à volta;
  • Vocaliza com entoação;
  • Responde quando se chama pelo seu nome;
  • Sons monossilábicos como “papa” ou “mama” mas sem significado.

Idade: 9 meses

  • Primeira palavra geralmente aos 10 meses;
  • Compreende o “não”;
  • Usa “papa” e “mama” com significado.

Idade: 12 meses

  • Compreende ordens simples, principalmente se forem acompanhadas de gestos;
  • Diz uma ou duas palavras para além de “mama” e “papa”;
  • Muitas palavras não são compreendidas, mesmo pelos pais.

Idade: 15 meses

  • Usa 4 a 6 palavras;
  • Percebe ordens simples, mesmo se não forem acompanhadas por gestos;
  • Utiliza entoação e ritmos de frase.

Idade: 18 meses

  • Diz 5 a 20 palavras;
  • Identifica pelo menos uma parte do corpo;
  • Associa 2 palavras como “não está” ou “não quero”.

Idade: 24 meses

  • Diz pelo menos 50 palavras. Algumas crianças já utilizam até 300 palavras;
  • Compreende ordens duplas como “vai buscar os sapatos e dá ao pai”;
  • Pode utilizar frases com 2 ou 3 palavras com verbos;
  • A maioria do que a criança diz continua a não se perceber;
  • Utiliza o “eu”.

Idade: 3 anos

  • Diz pelo menos 250 palavras. Algumas crianças podem já saber 1000 palavras;
  • Compreende o conceito de “dois”;
  • Compreende “em cima”, “em baixo”, “ao lado”, “atrás”;
  • A maioria do que a criança diz é percebido por todos;
  • Sabe nome, sexo e idade;
  • Constrói frases com 3 palavras;
  • Usa o plural e o tempo passado;
  • Repete sequência de 3 algarismos.

Idade 3/4 anos

  • Já articula bem as consoantes e as vogais;
  • Constrói frases bem estruturadas;
  • Utiliza o “porquê”;
  • Conhece uma ou mais cores.

 

Como referência, deixamos aqui alguns sinais de alerta sobre a aquisição da fala da criança.

PRÉ-ESCOLAR

  • Fala tardia;
  • Linguagem “à bebé” persistente;
  • Palavras mal pronunciadas para além do esperado para a idade;
  • Dificuldade em acompanhar e decorar canções, rimas e lengalengas;
  • História familiar de fala tardia ou alterações ao nível da linguagem e/ou da fala.

1º ANO DE ESCOLARIDADE

  • Dificuldade em discriminar os sons da língua (ex: quando a criança ouve “faca” e “vaca”, não identifica diferenças);
  • Dificuldade na divisão silábica e fonémica;
  • Dificuldade em associar as letras aos seus sons e vice-versa (ex: a letra F lê-se “éfe”);
  • Dificuldade na leitura de sílabas e palavras, sobretudo palavras novas ou mais complexas;
  • Dificuldade na escrita (erros de escrita).
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