Porque é que o meu filho não dorme?

O mais comum é os pais aparecerem no consultório a dizerem que o filho dorme mal de noite, embora o mundo da psicologia infantil seja bem mais complexo e completo. Os pais pedem ajuda porque o filho é difícil para adormecer, ou porque tem vários despertares nocturnos, ou porque acorda cedo de mais, e, em alguns casos, pelas três razões.

Cada vez que oiço isto gosto de explicar aos pais que o sono da noite não pode ser visto de uma forma isolada. Ou seja, tudo o que aconteceu durante o dia do bebé vai influenciar a qualidade do sono da noite. Para melhorarmos as noites é importante percebermos se o bebé dormiu o suficiente durante o dia, se comeu a quantidade necessária em todas as refeições, se teve actividade suficiente e adequada para a sua idade, e, mais importante ainda, se teve tempo de qualidade com os pais.

Se um bebé fez sestas curtas ou em número insuficiente durante o dia, quando for a hora de ir para a cama à noite vai estar tão cansado que vai ter dificuldade em adormecer sozinho. Se durante o dia não ingeriu a quantidade de calorias necessárias para a sua idade e tamanho, vai naturalmente pedir para comer durante a noite.

Outra causa comum para os despertares nocturnos, e que muitas vezes não damos a devida importância, são as saudades dos pais. Sim, uma criança pode acordar porque quer estar com os pais. Se não teve possibilidade de ver os pais durante o dia, ou o tempo que teve foi insuficiente para ele, de uma forma muito inteligente acaba por chamá-los durante a noite. A esta hora percebe que se os chamar estão em casa disponíveis, mesmo que cheios de sono.

É certo que existem mais variantes que influenciam o sono, o importante é percebermos que há sempre uma razão para o choro. Esta é a forma inata que os bebés têm para comunicar com os pais. Para que um bebé adormeça tranquilo e consiga manter o sono durante a noite tem que se sentir seguro. O meu trabalho enquanto psicóloga é sempre, em conjunto com os pais, descobrir porque não dormem tanto como deveriam e depois decidirmos que estratégias utilizar, garantindo o bem-estar de todos, para ajudar a família a descansar.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário